A Instituição

Presidente da Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa CoutoenseA Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa Coutoense, com sede na freguesia de Couto de Cima, concelho de Viseu, foi constituída por escritura notarial do segundo cartório de Viseu, no dia vinte e três de Março de mil novecentos e oitenta e três, por um grupo de Coutoenses dinamizados pelo já falecido Octávio da Silva Lopes.

Com a denominação de “Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Coutoense”, tinha como principais atividades um Grupo Coral e uma Tuna.

No dia treze de Julho de mil novecentos e oitenta e nove, remodela os seus estatutos passando à denominação atual e registou-se como Instituição Particular de Solidariedade Social conforme consta no livro quatro das associações de solidariedade, inscrição número 18/90 a folhas 105 verso e 106, em 28 de Julho de 1989 e no Diário da República – III série nº 86 de 12 de Abril de 1990, página 4238.

Neste mesmo ano, decorriam a bom ritmo as obras que o então presidente da Junta de Freguesia e também presidente da direção da associação, Octávio da Silva Lopes, estava a executar a fim de servirem de sede tanto à Junta como à Associação.
As obras da sede foram concluídas no ano de 1992 e inauguradas pelo senhor secretário de estado da segurança social, Dr. José Luís Vieira de Castro.

Nesse ano de 1992, celebraram-se protocolos com a Segurança Social para as valências de Jardim de Infância, Centro de Dia, e Atividades de Tempos Livres e iniciaram-se estas atividades no dia um de Novembro desse mesmo ano com um quadro de pessoal adequado e apenas com uma viatura de passageiros de 9 lugares.

Chegados ao ano de 2012, a Associação conta com quatro viaturas de 9 lugares, uma viatura de 28 lugares para transporte de crianças, um quadro de pessoal com 35 pessoas entre técnicos e auxiliares, alguns voluntários e com as valências de Jardim de Infância, Atividades de Tempos Livres, Centro de Dia, Apoio ao Domicílio, Cantina Social e Estrutura Residencial para idosos, num total de cerca de duzentos utentes.

Somos já uma referência na Região. Queremos continuar a prestar cada vez mais e melhores serviços aos nossos utentes.